VII EBIME

VII EBIME.
VII ENCONTRO BRASILEIRO DE IMAGINÁRIO E ECOLINGUÍSTICA
12-14 de novembro de 2025 - Goiânia - GO




APRESENTAÇÃO
PALESTRANTES
O VII Encontro Brasileiro de Imaginário e Ecolinguística (EBIME) será realizado de 12 a 14 de novembro de 2025, no Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG), na Faculdade de Letras, em Goiânia (GO). O evento é voltado para estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e demais interessados, configurando-se como um espaço plural de diálogo e construção de conhecimento.
Fruto da articulação entre duas áreas de pesquisa em expansão, o campo do Imaginário e a Ecolinguística, o EBIME consolida-se como um encontro interdisciplinar que ultrapassa os limites da Linguística. O evento promove reflexões e trocas de experiências que dialogam também com áreas como Sociologia, História, Antropologia, Ecologia, Geografia, Filosofia, Educação, entre outras, ampliando as possibilidades de análise e compreensão dos fenômenos culturais e sociais.
O Encontro Brasileiro de Imaginário e Ecolinguística (EBIME) é uma iniciativa do Núcleo de Estudos de Ecolinguística e Imaginário (NELIM/CNPq), vinculado à Universidade Federal de Goiás (UFG). O evento nasceu com o propósito de divulgar e discutir os avanços científicos do grupo de pesquisa nos estudos que relacionam a Antropologia do Imaginário de Gilbert Durand à Ecolinguística.
O diálogo entre o Imaginário e a Ecolinguística revela-se cada vez mais relevante, pois oferece uma compreensão integral do ser humano em sua interação com os símbolos, os grupos sociais e o meio ambiente. Tal perspectiva amplia os horizontes dos estudos da linguagem e da sociedade, especialmente em um contexto em que as discussões sobre a relação do ser humano com a natureza e com os ambientes (natural, mental e social) assumem papel central diante dos desafios contemporâneos nos âmbitos cultural, político e ecológico.
O VII EBIME abre espaço para propostas de comunicação que dialoguem com os eixos centrais do evento, a Antropologia do Imaginário e a Ecolinguística, em suas diversas interfaces com outros campos do conhecimento. As contribuições podem tanto explorar a articulação entre essas áreas quanto enfatizar uma delas em particular.
Contamos com a sua participação!




